terça-feira, 7 de outubro de 2008

Favelas

O fator atrativo da urbanização em países desenvolvidos estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, as transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto a geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário ou terciário, com salários em geral mais alto. Essas condições surgiram primeiramente nos países de industrialização antiga, os países desenvolvidos. Nesse país, além das transformações urbana, houve, como consequência da revolução industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que ao longo da história foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
Já os fatores repulsivos são típicos dos países subdesenvolvido, sem indústrias ou com baixo nível de industrialização.
Estão ligados fundamentalmente as péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura fundiária bastante concentrada, do baixo salário, da falta de apoio ao pequeno agricultor do arcaísmo. Das técnicas do cultivo. Assim a grande transferência da população para as cidades, notadamente para as grandes metrópoles criando uma série de problema urbano.
Tais problemas são resultados de um fenômeno urbano, característica de muito país subdesenvolvido: a macrocefalia urbana.
As favelas surgem por motivos de estado precário de educação no país e por ter falta de emprego e distribuição de renda e terras.
Os principais problemas hoje enfrentados pelas favelas é o pedido de urbanização delas, a regularização fundiária dessas áreas e a resolução dos problemas de emergência nas áreas de risco, em especial na época de muita chuva e como consequência as enchentes. Canalização de córregos para se evitar riscos de doenças e de morte.
os problemas de habitação nas favelas é muito critico, mas não são somente isso, o saneamento básico está péssimo. A maioria das favelas existem ponto de vendas de drogas. pois ela acumula mais pessoas por m² e assim se tornam menos procuradas pela fiscalização.
Elas surgem pela má distribuição de renda e de terra. O acúmulo de pessoas em favelas se da porque são próximas de trabalho, não há tarifas publicas e o aluguel é mais barato.
Favela, bairro de lata ou musseque são termos usados para descrever regiões urbanas de baixa qualidade de vida e cujo morador possuem limita dos poder aquisitivo, áreas com edificação inadequada, muitas vezes apertadas aos morros onde é difícil construir edifícios estáveis e com materiais tradicionais. O conceito de favela era aplicado somente a locais sem qualquer apoio estatal, ou seja, sem energia elétrica, abastecimento de água e esgoto.
A queda da taxa de homicídios é significativa e mostra que o caminho para reduzir a violência exige a ação combinada do agente federativo, das forças policiais e da sociedade civil organizada.


Alunas: Márcia, Laurize
Escola de Educação Básica Heriberto Hülse

Nenhum comentário: