quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Desafil:Urbanizaçao

FAVELA

Favela não é só fome e roubo.
favela é um mundo esquecido porque não tem quem comande e a participação comunitária ocorre de forma muito mais representativa nas favelas e nas suas áreas ao redor, comparada numa cidade formal.Muitas pessoas falam sobre a favela mas não sabem pois não moram e por isso não tem o direito de falar.É um espaço de constante movimento por que os mora dores são verdadeiro responsáveis por sua construção,hoje em dia os barraçoes de zinco tumultuados são raro, é comum encontrar casas de alvenaria com lajes de concreto,esquadrias de alumínio e outras melhorias no lugar de tábuas velhas,o sopapo e zinco.
quando se fala em favela, logo vem a imagem de bandido ou favelado, mas há trabalhadoras que estão preocupados com o futuro e cultura, formações técnicas, cursos em algumas favelas ia é comum, ou seja muitas pessoas ajudam no que podem.
Em Diadema tem lugares onde a urbanização predomina mas também tem lugares onde nem por perto passou.Mas a urbanização deixou de ser a maior preocupação dos morra dores,quando Diadema chegou a ser a cidades mais violenta, a violência que estava dentro das favelas vinha tomando grandes pro porções.
Éldorado e Inamar são bairos de Diadema e são considerados os mais carentes e violento, mas segundo os mora dores não é bem assim, como diz Maria de Lurdes, moradora a oito anos da favela Buxinho, em Eldorado "O povo daqui (favela Buxinho) é bem unida, mas andar na madrugada não é muito legal,mas isso em qualquer lugar hoje em dia é assim".
Mestes do gueto, um grupo de rap, onde seus integrantes são mora dores da favela do Manacá, em Inamar, foram entrevistados.segundo eles, a raiz do problema esta focalizada no desemprego e na falta da educação, sendo o tráfico uma consequência. Para eles,a questão da violência e segurança é muito diferente do que estão falando, continuam os crimes e falta segurança. O resultado: o adolescente violento e sem formação é gerado por crianças carentes de amor,carinho,atenção e educação.



Regiane e Silmara
Ensino médio noturno

Nenhum comentário: