quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Desafio: urbanização.

Favelas pelo mundo

Ao estudar o contexto favela, muitas informações são encontradas. Mas antes de falar em favelas na visão mundial, precisamos estudar primeiro o assunto dentro de nosso país.
O Brasil está em um momento muito próspero no setor econômico, mas a geração de riqueza não é sinônimo de distribuição de renda. Os problemas enfrentados nas cidades grandes são variados,como superpopulação,violência,muitas vezes, devido a banalização ao acesso a armas de fogo, um dos grandes fatores que influem na situação das favelas. Segundo estatísticas o Brasil é um dos maiores fabricantes de armas de pequeno porte.
Essa situação de descaso é decorrente do abandono das políticas de investimentos públicos em educação, saúde e habitação, importantes ferramentas para diminuição da violência, tudo isso acabou gerando um superaviti econômico com enorme déficit social.
Na visão mundial a situação também é preocupante, cerca de 70 milhões de pessoas deixam por ano o campo para morar na cidade. Um bilhão de pessoas vivem em favelas em todos os continentes e pesquisas demonstram que essa situação vai aumentar 40% em 2020 e dobrar em 2030, sendo assim um terço da população mundial.
As favelas do mundo sejam elas de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos enfrentam problemas semelhantes, tais como exclusão social, desigualdade, pobreza,entre tantos outros que só podem ser resolvidos a partir de de que os conceitos de democracia sejam postos em prática, garantindo aos habitantes saúde,educação moradia, saneamento básico, como instrumentos de transformação social.


Alunos: Luciano Padilha, Naiane Dambroz
Série: 3ª do ensino médio
Escola de Educação Básica Heriberto Hülse

Um comentário:

Unknown disse...

Janete, precisa ficar claro o que foi desenvolvido para que os alunos chegassem a estes textos.