terça-feira, 7 de outubro de 2008

Favelas

As cidades estão ficando muito pequenas para tanta gente, isso explica o crescimento descontrolado nas favelas.
Hoje, milhares de pessoas deixam os campos para morar nas cidades; existem mais de um bilhão de pessoas vivendo em favelas de todos os continentes.
Um dos mais importantes campos de batalha é a cultura, desenvolvida muitas vezes por grandes indústrias paralelas, que trazem inédita visibilidade para comunidades que antes eram percebidas apenas como produtoras de violência e lixo.
Algumas barreiras enfrentadas por quem mora nas favelas são: a situação precária das casas, falta de atendimento à saúde, renda inferior, violência, drogas, saneamento básico inexistente, além de sempre serem vistos como marginais, representando a pobreza.
Em países subdesenvolvidos a desigualdade é infinitamente grave. Num mundo dilacerado pelos conflitos, uma das poucas unanimidades é o poder da educação e da democracia na transformação social.
Somos a favor de nos unir para mudar a realidade, mas sem esquizofrenia e oportunismo. Afinal, favela é favela, elite é elite.
Finalmente, se fosse possível controlar a qualidade de vida dos que moram nas favelas, teríamos evidências de que não existisse discriminação contra este grupo populacional. Isso nos leva a pensar que, além de melhorar a qualidade de vida, é preciso que se desempenhem políticas específicas para as favelas.


Alunas: Denise Rover e Josiane Busatto. EEBHH. Ibiam, 07/10/2008.

Nenhum comentário: