quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Desafio: Urbanização

Urbanização: Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Na atualidade, um dos grandes desafios a serem enfrentados relacionam-se à grande concentração das populações nas áreas urbanas. todas as cidades do mundo enfrentam problemas comuns, como a poluição do ar, do solo, das águas, o trânsito caótico, a violência. Há carência de serviços públicos, de infra-estrutura urbana, como sistema da coleta e tratamento de esgotos, abastecimento de água potável, sistema de transporte deficiente.
O mundo inteiro tem presenciado um crescimento exacerbado de suas cidades e, especial, das capitais dos Estados, de cada nação, tendo em vista ser onde fluem mais recursos distribuídos em empregos para todas as qualificações. Isso ocorre porque o mundo, nesses últimos anos, tem crescido assustadoramente, com grandes concentrações nas capitais dos Estados e nas grandes cidades interioranas, porque os desejos pessoais foram incitados e todo mundo quis ter vida melhor. frente a isso, inicia-se, de imediato, a busca de implantar as satisfações pessoais nos lugares mais promissores, contudo, sem as devidas qualificações de trabalho para as novas descobertas que se acabam de fazer. É dessa forma que surge a inchação das cidades e implantam-se uma situação sem controle pelas autoridades maiores em dar condições de vida para os novos inquilinos que buscam a sobrevivência sobre todas as coisas e é neste clima que surgem as favelas.
Todavia, a questão da população não está única e exclusivamente em seu crescimento vegetativo, localiza-se também no processo migratório, próprio de todo ser vivo. A migração tem sanado problemas de determinada localidade, entretanto tem causado dificuldades muito mais sérias em outras, porque não tem conseguido os meios de subsistência necessárias para a família do migrante. Estes problemas têm tomado o tempo dos cientistas que se preocupam com as consequências de uma superpopulação e propõe medidas até mesmo extremistas, para conter este crescimento desenfreado.
Apesar de afetar principalmente os países atrasados o problema também afeta os ricos. Atualmente cerca de 2,86 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, vivem em áreas urbanas. Em 2025, essa taxa será de 61%. Em 1975, uma centena de cidades tinham mais de 1 milhão de habitantes. Em 2025 serão 527. Em 1960, 2 cidades reuniam, cada uma, mais de 10 milhões de habitantes. Em 2015, o mundo terá 26 megalópoles.
A verdadeira solução para as favelas exige o não pagamento de juros repugnantes aos rentistas, mas nacionalmente uma política que privilegie a criação de empregos. com a política neoliberal não há solução para a favelização.

Escola de Educação Básica Heriberto Hülse
Alunas: Patrícia, Kely e Alessandra
Série: 3ª 1.
Profª: Janete Kaiser.

Nenhum comentário: