quinta-feira, 2 de outubro de 2008

desafio: urbanização

Periferias do mundo
Todo o ano, cerca de 70 milhões de pessoas deixam o campo para morar na cidade, há uma estimativa de que um bilhão de pessoas vivem nas favelas em todos os continentes. Segundo a ONU esse número vai aumentar em 40% até 2020 e dobrar em 2030.
Mike Davis, um grande escritor, lançou em 2006 o livro"Planeta Favela" que relata o crescimento das periferias, ainda sem solução no século 21. Ele afirma que até 2050 haverá nas favelas até dez bilhões e meio de pessoas, diz também que o grande problema do mundo é a intersecção entre a mudança do meio ambiente e a reconstrução das cidades para absorver a nova humanidade, diz ele que devemos recriar as cidades com igualdade e oportunidades para pessoas, e isso só seria possível se houver transferências de recursos da parte da sociedade mais favorecida para a mais pobre.
A Cidade do México é a segunda maior cidade com 20 milhões de habitantes, um dos desafios do urbanismo é questão da falta de água, e começou seu crescimento a partir de 1950, praticamente 65% da cidade se originou por um processo de informalidade.
Neza é a maior favela com cerca de 1,5 milhões de habitantes, começou a ser povoada em 1963, lá existem problemas como pobreza, desesperação e criminalidade.
Um fato curioso é que as maiores porcentagens de vendas de celulares está nas comunidades periféricas. No México cerca de 70% da economia é informal.
O escritor Robert Neuwirth, acredita que o governo ignora as favelas, o melhor jeito é encontrar maneiras de trabalhar em conjunto com essas comunidades pra então melhora-lás e trazer mais infra-estrutura e serviços.
Foram feitas comparações entre as periferias de Paris, Brasil e a da Índia.
Em Paris a periferia está realmente"em torno" do centro, no Rio de Janeiro é mais complexo por estar situadas em morros onde se colocam no centro.
Em Paris a periferia é de forma circular tendo assim sentido geográfico e social também. Em Mumbai, na Ìndia tem forte discriminação hindu mas, mesmo assim os especialistas nesse meio dizem que Mumbai é mais interessante que no Rio de Janeiro, lá você vê o mundo mudar.
As periferias estão em todos os lugares, cidades e continentes do mundo. Sendo assim, não há como viver longe de tudo isso, sendo essa a verdadeira realidade do mundo moderno e do mundo futuro.

Alunas: Samara e Luana.
Escola de Educação Básica Heriberto Hülse.
3º série 1


Nenhum comentário: